Publicado em 22/03/2024

Conheça as principais infecções que Cuiabá deve combater!

Cuiabá está entre as 10 melhores cidades para se viver no Brasil, mas algumas infecções ainda ameaçam a qualidade de vida na região.

Uma prova disso é que a cidade foi um dos sete municípios de Mato Grosso, juntamente com considerados prioritários no Programa Brasil Saudável. Além de Cuiabá, os outros membros do grupo são Colniza, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.

O programa é uma iniciativa do governo federal que busca eliminar uma série de infecções. Saiba mais sobre elas a seguir!

Quais infecções Cuiabá deve combater?

De acordo com o Programa Brasil Saudável, é prioritário combater as seguintes infecções que ameaçam o Mato Grosso:

Malária

A malária é uma doença infecciosa séria transmitida pela picada do mosquito Anopheles infectado. É causada por parasitas chamados Plasmodium que atacam os glóbulos vermelhos do sangue. Pode manifestar sintomas como febre, calafrios, suor, dor de cabeça e dor muscular.

Em casos graves, pode causar icterícia, convulsões, coma e até mesmo morte.

Doença de Chagas

A Doença de Chagas, também conhecida como Tripanossomíase Americana, é uma doença parasitária causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Sua principal forma de transmissão se dá pela picada do inseto barbeiro, conhecido popularmente como "bicho-de-couro". Pode manifestar sintomas como febre, dor de cabeça, fraqueza muscular, diarreia e inchaços. Na fase crônica, pode levar a problemas digestivos, doenças cardíacas e comprometimento do sistema nervoso.

Tracoma

Causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, o tracoma é uma doença infecciosa crônica dos olhos, também chamada de conjuntivite granulomatosa. É a principal causa infecciosa de cegueira evitável no mundo. Sua transmissão se dá pelo contato próximo com secreções oculares ou nasais de pessoas infectadas.

Filariose linfática

A filariose linfática é uma doença parasitária crônica que afeta o sistema linfático. Sua transmissão ocorre, principalmente, pela picada da fêmea do mosquito Culex, infectado com as larvas dos nematódeos (vermes redondos) do gênero Wuchereria bancrofti ou Brugia malayi.

Seus sintomas incluem febre, inchaço dos gânglios linfáticos e fadiga. Na fase crônica, pode causar problemas respiratórios, elefantíase e dor intensa capaz de levar à incapacidade física.

Esquistossomose

A esquistossomose, também conhecida como "barriga d'água", "xistose" ou "doença dos caramujos", é uma doença parasitária causada por vermes sanguíneos do gênero Schistosoma. Ela afeta principalmente o intestino e, em alguns casos, o trato urinário.

Seus sintomas incluem febre, dor de cabeça, coceira na pele, diarreia com sangue e dor abdominal. A doença pode levar ao desenvolvimento de problemas renais, hepáticos, urinários e hipertensão portal (pressão alta no fígado).

Oncocercose

A oncocercose, também conhecida como "cegueira dos rios" ou "mal do garimpeiro", é uma doença parasitária crônica causada por um verme nematóide chamado Onchocerca volvulus. A principal forma de transmissão se dá pela picada de mosquitos-prego fêmeas do gênero Simulium infectados com as larvas do parasita.

A doença pode levar até dois anos para apresentar sintomas após a infecção, e os principais sintomas manifestados são coceira intensa, dermatite, lesões nos olhos e nódulos subcutâneos (caroços sob a pele).

Geo-helmintíase

A geo-helmintíase, também conhecida como helmintíase transmitida pelo solo ou infecção por vermes intestinais, é uma infecção causada por um grupo de parasitas nematódeos. É uma das infecções parasitárias mais comuns do mundo, afetando principalmente crianças em idade escolar e mulheres em idade fértil.

Sua principal forma de transmissão se dá pela ingestão acidental de ovos microscópicos, que ocorre pela contaminação do solo com fezes de pessoas infectadas.

Os principais sintomas são dor abdominal, diarreia, náusea, vômito, perda de peso, desnutrição (principalmente em crianças) e fadiga.

Hepatite B

A Hepatite B é uma doença infecciosa grave que ataca o fígado, causada por um vírus altamente infeccioso que pode ser transmitido de diversas maneiras. As principais formas se dão por meio de relação sexual sem preservativo, contato com feridas ou mucosas de pessoas infectadas, uso de agulhas ou outros instrumentos não esterilizados e de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação.

Seus sintomas incluem falta de apetite, cansaço, urina escura, fezes claras e icterícia. Pode levar ao desenvolvimento de cirrose hepática, insuficiência hepática e câncer de fígado.

Sífilis

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. É uma doença curável, mas se não tratada, pode causar sérios problemas de saúde a longo prazo, podendo até ser fatal. Suas formas de transmissão são similares às citadas no parágrafo sobre a Hepatite B.

Pessoas infectadas podem apresentar feridas no local da infecção, erupção cutânea avermelhada, manchas brancas na boca e na região genital e íngua inchada. Entretanto, a sífilis pode ser silenciosa e não manifestar sintomas aparentes por anos.

Aids

A Aids, sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença crônica causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

O HIV ataca o sistema imunológico, que é o sistema de defesa do corpo contra infecções e doenças. Com o passar do tempo, o HIV enfraquece o sistema imunológico, tornando a pessoa mais suscetível a infecções oportunistas, que são doenças que normalmente o corpo consegue combater.

Suas principais formas de transmissão também são similares aos mencionados no parágrafo sobre Hepatite B.

A Aids pode se manter silenciosa por anos, mas sintomas como febre frequente, suor noturno, fadiga crônica, perda de peso, ínguas inchadas, diarreia frequente e surgimento de infecções oportunistas podem ser percebidos em muitos pacientes.

HLTV

O Vírus Linfotrópico T Humano (do inglês Human T-lymphotropic Virus). É um retrovírus, similar ao HIV, que infecta as células T do sistema imunológico humano. Existem quatro subtipos principais do HTLV: HTLV-1, HTLV-2, HTLV-3 e HTLV-4. Sua transmissão se dá por meios similares aos das doenças anteriores.

A maioria das pessoas infectadas pelo HTLV não apresentam sintomas e permanecem assintomáticas por toda a vida. Entretanto, em alguns casos, a infecção pelo HTLV pode levar ao desenvolvimento de doenças graves após muitos anos, como leucemia e mielopatia associada ao HTLV-1 (HAM). No Brasil, o HTLV é mais comum do que o HIV em algumas regiões.

Dengue

Apesar de não estar na lista do Programa Brasil Saudável, a dengue é uma ameaça a todo o Brasil. É uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus do gênero Flavivírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Seus principais sintomas são febre, dor de cabeça intensa, falta de apetite, dor nos olhos, náuseas, vômito e manchas vermelhas na pele.

Em forma mais grave, pode causar sangramento, queda de pressão arterial e vazamento de líquido fora dos vasos sanguíneos.

Como combater essas doenças?

Grande parte das doenças mencionadas pode ser combatida pelo uso de preservativos ou acesso ao saneamento básico. Infelizmente, este último ainda é um desafio, considerando que mais de 28 mil pessoas não têm banheiro em MT, segundo censo do IBGE.

Outras importantes recomendações de combate incluem manter uma boa higiene básica, utilizar repelente para evitar picadas de mosquitos, bem como álcool gel para exterminar os microrganismos presentes na mão.

Realizar visitas frequentes ao médico e manter os exames em dia é a melhor forma de identificar essas doenças em fase inicial, o que eleva consideravelmente as chances de se conseguir um tratamento eficaz. Os exames de fezes, VDRL e o Check-up Painel Sexo Seguro são alguns exemplos disponíveis em nosso laboratório que podem fazer toda a diferença no cuidado com sua saúde.

Entretanto, é indispensável conversar com seu médico para saber especificamente quais passos devem ser tomados em seu caso.

E se você quiser saber mais sobre os exames que realizamos, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir