Publicado em 01/12/2023

Respondemos 5 dúvidas comuns e muito importantes sobre a Aids!

O mês de dezembro é marcado por uma campanha muito importante chamada de Dezembro Vermelho, que possui o objetivo de conscientizar sobre a prevenção, tratamento e combater os preconceitos que envolvem a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Graças a campanhas como essa, o número de casos de Aids no Brasil têm diminuído desde 2012. Entretanto, a quantidade de novos casos ainda é preocupante entre pessoas mais jovens, o que reforça a importância da campanha.

Para auxiliar a difundir informações sobre a infecção, responderemos a seguir 5 dúvidas muito comuns sobre a Aids. Confira!

1 - O que é exatamente é a Aids?

A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Sua principal característica é o enfraquecimento do sistema imunológico, o que torna o organismo mais vulnerável a infecções oportunistas e certos tipos de câncer.

A transmissão do HIV ocorre principalmente através de contato direto com determinados fluidos corporais, como sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno e fluidos presentes nas mucosas. As principais formas de transmissão incluem relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de agulhas contaminadas, transmissão vertical (de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação), e exposição a sangue contaminado.

2 - O vírus pode ser transmitido por relação sexual mesmo se não houver ejaculação?

Sim. O líquido pré-ejaculatório, que é liberado antes da ejaculação, pode conter um pouco de sêmen. Assim, o contato com o pênis pode transmitir a infecção, mesmo que não exista a ejaculação ou mesmo a penetração.

3 - Uma empresa pode exigir que um funcionário faça teste de HIV para admissão ou demitir alguém por ser soropositivo?

Um texto publicado pelo Ministério da Saúde sobre Direitos das Pessoas com HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis destaca que:

A pessoa vivendo com HIV tem o direito de manter em sigilo a sua condição sorológica no ambiente de trabalho. Isso inclui testes de admissão, testes periódicos ou de demissão. O médico tem a obrigação de somente averiguar a capacidade laborativa do trabalhador nos exames legais (Art.168 da CLT), sem referência a seu estado sorológico. Em caso de violação, deve-se registrar o ocorrido na Delegacia do Trabalho mais próxima.

Além disso, a Lei nº 9.029/1995 proíbe a adoção de práticas discriminatórias nos processos de admissão e permanência no emprego.

4 - O que é janela imunológica?

A janela imunológica é um período de tempo entre a infecção pelo HIV e a produção de anticorpos por parte do organismo em uma quantidade suficiente para serem detectados pelos testes.

Esse período pode variar de acordo com cada indivíduo, mas, na maioria dos casos, a duração é de 30 dias. Quando um teste para detecção de anticorpos anti-HIV é realizado durante a janela imunológica, há o risco de gerar um resultado não reagente, mesmo que a pessoa esteja infectada, por isso é indicado o retorno posterior para nova coleta.

5 - Qual exame devo fazer para detectar a Aids?

Existem diversos exames que podem auxiliar a identificar a Aids, e a indicação varia de acordo com as características do caso. Alguns exemplos são:

  • HIV1 Neonatal: realizado em crianças com idade entre 3 a 30 dias de vida;

  • HIV Western Blot: é o principal exame para confirmação do diagnóstico. Sua metodologia consiste na identificação da presença de proteínas específicas no sangue associadas ao HIV;

  • PCR Qualitativo: costuma ser realizado na etapa inicial do diagnóstico para verificar se existem rastros do HIV;

  • PCR Quantitativo: é capaz de observar a carga viral presente no sangue, por isso é bastante utilizado para monitorar os resultados do tratamento.

Estes são apenas alguns dos exames que podem auxiliar a diagnosticar a infecção e, para saber qual é o mais recomendado para o seu caso, é importantíssimo conversar com seu médico. Em nossa página de exames, você pode conferir todas as opções que oferecemos para identificar esta infecção.

Realizar os exames de check-up com determinada frequência também é uma boa forma de se proteger e prevenir infecções sexualmente transmissíveis. Aqui, no Laboratório Genoma, você pode realizar o Check-up Painel Sexo Seguro, que busca sinais de ISTs através de uma rápida coleta de sangue.

O diagnóstico precoce e a prevenção são nossas principais ferramentas na luta contra a epidemia de ISTs. Mantenha seus cuidados em dia e incentive as pessoas que ama a fazerem o mesmo!

E para qualquer dúvida sobre nossos exames, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir