Publicado em 12/04/2024

Conheça 5 inflamações que podem atingir o útero!

O útero é um importante órgão do sistema reprodutor feminino. Fibromuscular, oco e constituído por uma parede espessa com três camadas de revestimento, sua principal função é receber o embrião e promover o desenvolvimento do feto.

Assim como os outros órgãos do corpo, o útero também é suscetível à ação de agentes infecciosos, que podem causar diversos tipos de doenças. A maior parte é causada por bactérias. Essas infecções podem desencadear inflamações, que são um processo de defesa natural do corpo para erradicar os microrganismos.

Enquanto algumas infecções são transmitidas, principalmente, por via sexual, outras são mais comuns no período pós-parto, quando o corpo está mais vulnerável. Para te ajudar a entender e se proteger, listamos 5 inflamações uterinas a seguir. Confira!

1 - Endometrite

Endometrite é uma inflamação do endométrio que costuma ocorrer pela ação de bactérias (mas também pode ser causada por vírus e fungos) presentes na vagina, infecções uterinas e infecções urinárias, principalmente após procedimentos médicos, como parto normal, cesariana ou aborto.

Na forma aguda, pode manifestar sintomas como dor pélvica, corrimento vaginal anormal, sangramento vaginal anormal e febre. Quando não tratada de forma adequada, pode evoluir para um quadro crônico, provocando diversas complicações para a pessoa acometida, incluindo infertilidade.

2 - Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

A DIP é uma infecção dos órgãos reprodutores femininos superiores (colo do útero, útero, trompas de Falópio e ovários). É a causa de infertilidade evitável mais comum em todo o mundo.

Normalmente, é causada por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), sendo gonorreia e clamídia as mais comuns. Os sintomas da DIP incluem dor pélvica, corrimento vaginal anormal, sangramento vaginal anormal e febre.

3 - Salpingite

Salpingite é uma inflamação das trompas de Falópio, também chamadas de trompas uterinas. A causa mais comum é a infecção pela bactéria Chlamydia trachomatis, causadora da clamídia, que na maioria das vezes é adquirida por contato sexual.

Os sintomas da salpingite incluem dor pélvica, corrimento vaginal anormal, sangramento vaginal anormal e febre

4 - Ooforite

A ooforite, também chamada de ovarite, é uma inflamação que pode acometer um ou ambos os ovários. Pode ser causada por bactérias como os estreptococos, estafilococos, gonococos ou bacilos do grupo coli, embora também possa ser desencadeada por condições autoimunes, em que o sistema imunológico ataca erroneamente os próprios ovários.

Os sintomas da ooforite incluem dor pélvica, corrimento vaginal anormal, sangramento vaginal anormal e febre. É uma das causas mais comuns de infertilidade quando não tratada adequadamente.

5 - Corioamnionite

Corioamnionite é uma inflamação aguda das membranas placentárias, chamadas de cório e âmnio. É causada pela ascensão de bactérias da vagina para a cavidade uterina, que normalmente ocorre quando há rompimento da bolsa amniótica. Quanto mais tempo passar do rompimento da bolsa, maior será a chance de desenvolvimento da infecção.

Os sintomas da corioamnionite incluem febre, dor pélvica, corrimento vaginal anormal e trabalho de parto prematuro.

Existem diversas outras condições capazes de prejudicar a saúde uterina, por isso é importante tomar medidas de prevenção, como o uso de preservativo e as visitas regulares ao ginecologista.

O Painel Sexo Seguro também é uma boa medida de autocuidado. Este check-up está disponível no Laboratório Genoma e é formado pelos seguintes exames:

  • HIV Anticorpos

  • Hepatite B: HBsAg/Antígeno Austrália

  • Hepatite C: Anti-HCV

  • VDRL

  • Painel multiplex para infecções sexualmente transmissíveis

Com ele, é possível identificar diversas ISTs em estágio inicial e iniciar um tratamento eficiente, evitando que as inflamações evoluam para um quadro mais grave.

O exame preventivo de colo de útero (papanicolau) também é bastante recomendado para identificar alterações nas células do colo do útero, incluindo algumas que podem indicar inflamações uterinas.

E se você quiser saber mais sobre os exames realizados em nosso laboratório, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir