Publicado em 16/01/2024

HPV: entenda a importância da prevenção!

O Papilomavírus Humano, conhecido como HPV, é um grupo de vírus responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Existem tipos de HPV de baixo risco, que geralmente causam verrugas comuns na pele e nas áreas genitais, e tipos de alto risco, que podem levar ao desenvolvimento de câncer, principalmente do colo do útero em mulheres.

O vírus pode infectar a pele e as mucosas, como boca, garganta, genitais e ânus. Na maioria das vezes, a infecção é eliminada pelo sistema imunológico sem causar sintomas. No entanto, em alguns casos, a infecção persiste, aumentando o risco de problemas de saúde, como verrugas genitais ou câncer.

Muitas pessoas com HPV não desenvolvem nenhum sintoma, mas ainda podem infectar outros indivíduos pelo contato sexual. Assim, a prevenção é importante tanto para proteger a si mesmo quanto seus parceiros sexuais.

Quais são os sintomas do HPV?

A maioria das infecções por HPV não apresenta sintomas visíveis, e a pessoa pode não estar ciente de que foi infectada. No entanto, em alguns casos, o HPV pode causar sinais e sintomas. Os sintomas variam de acordo com o tipo de vírus e a região do corpo afetada. Alguns dos sintomas associados ao HPV incluem:

• Verrugas Genitais: Este é um dos sintomas mais comuns do HPV de baixo risco. Verrugas pequenas, elevadas e muitas vezes com uma aparência de couve-flor podem aparecer nos genitais, ânus, boca ou garganta.

• Lesões Precursoras do Câncer: Os tipos de HPV de alto risco podem levar a lesões precursoras do câncer, especialmente no colo do útero. Essas lesões geralmente não causam sintomas perceptíveis, mas podem ser detectadas por meio de exames de rastreamento, como o Papanicolaou.

• Alterações na Pele: O HPV também pode causar verrugas comuns em outras áreas da pele, como mãos e pés.

• Coceira ou Irritação: Em alguns casos, a presença do vírus pode causar desconforto, coceira ou irritação nas áreas afetadas.

• Infecções Respiratórias: Alguns tipos de HPV podem causar verrugas nas vias respiratórias, resultando em sintomas respiratórios, como tosse ou dificuldade para respirar.

Ao perceber qualquer um desses sintomas, é importantíssimo buscar orientação médica para iniciar o tratamento adequado.

Como prevenir, identificar e tratar o HPV?

Como já mencionamos anteriormente, o HPV nem sempre manifesta sintomas, por isso é importante realizar exames rotineiros que auxiliem a identificar a infecção mesmo que em estágio silencioso.

O exame de colpocitologia, também chamado de preventivo de colo de útero, papanicolau e esfregaço cervicovaginal, é um dos principais métodos para identificar o HPV. Este exame busca alterações no útero, que incluem a presença de lesões causadas pela presença do HPV.

No caso dos homens, a peniscospia é o exame mais comum para identificação da infecção. Durante sua realização, o médico procura por pequenas lesões e verrugas no pênis, no saco escrotal e na região anal que possam indicar a contaminação por HPV.

Além deles, os testes de biologia molecular, colposcopia, biópsia e outros podem auxiliar no diagnóstico da doença, de acordo com as particularidades de cada caso.

Ainda não há um tratamento específico para o HPV, mas, felizmente, o sistema imunológico costuma ser capaz de lidar com a infecção. Mas alguns cuidados são tomados para prevenir complicações e combater sintomas, como a realização de procedimentos de remoção de verrugas e tratamento para lesões precursoras do câncer.

A vacina contra HPV é a principal forma de prevenir a doença. O uso de camisinhas também é extremamente importante para evitar o contato com o vírus. Entretanto, vale ressaltar que o preservativo não impede totalmente a infecção pelo HPV, já que as lesões podem estar presentes em áreas não protegidas pela camisinha - o que reforça ainda mais a importância da vacinação.

E se você quiser saber mais sobre os exames que realizamos que podem auxiliar a identificar doenças como essa, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!

Prosseguir