Publicado em 15/12/2023

Quais exames devo realizar no período pós-parto?

A gestação é um período que exige uma rotina de muitos cuidados para a mamãe, mas é comum que isso mude após o parto, já que todas as atenções se voltam ao bebê.

Entretanto, o pós-parto também requer atenção, pois compreende uma série de alterações e adaptações do organismo. Apesar de problemas de saúde graves serem raros durante este período, recomenda-se um acompanhamento.

Quais exames devo realizar após o parto?

O pós-parto se inicia após a dequitação (saída da placenta) e termina com a primeira ovulação da mulher. Entretanto, os cuidados e acompanhamento devem se manter mesmo após o fim desse período. De forma geral, a recomendação é que a mulher deve voltar ao ginecologista entre 7 e 15 dias após o nascimento do bebê.

Como mencionamos anteriormente, é incomum que problemas graves surjam durante o período, mas, quando ocorrem, as principais complicações são:

  • Sangramento excessivo (hemorragia pós-parto)

  • Alterações hormonais

  • Infecções do útero

  • Infecções da bexiga e dos rins

  • Infecção de mama

  • Problemas com a amamentação

  • Depressão

Nas primeiras consultas após o parto, o acompanhamento tem justamente o objetivo de identificar e prevenir essas complicações antes que evoluam para um quadro mais sério. É por isso que o médico costuma monitorar sinais vitais, rever pontos e cicatrização e avaliar possíveis sinais de depressão ou outra condição que prejudique a saúde mental.

Nos meses seguintes, outros exames podem auxiliar o profissional a avaliar a saúde da mulher. A seguir, confira alguns exames que merecem destaque!

Exames de Mama

A amamentação é um processo delicado e qualquer problema pode interferir tanto na saúde da mãe quanto da criança. Por isso, é comum realizar exames físicos que avaliam a presença de fissuras, sensibilidade, caroços, alterações cutâneas e outras alterações.

Exame Preventivo de Colo de Útero

Também chamado de papanicolau, esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical, este exame é realizado para identificar alterações nas células do colo do útero. Com ele, é possível identificar lesões precursoras do câncer de colo do útero, alterações causadas pelo HPV, infecções vaginais, inflamações vaginais e algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Normalmente, indica-se que seja realizado 90 dias após o parto.

Hormônios da Tireoide

A tireoidite pós-parto é uma condição que costuma surgir no primeiro ano após a gestação. Provoca inflamação difusa do tecido tireoidiano e tem característica autoimune. Sua causa ainda não é totalmente clara, mas acredita-se que ocorra por causa de uma reativação imunológica após supressão durante a gestação. Seu diagnóstico se dá através da avaliação dos níveis de TSH no sangue.

Hormônios femininos

As alterações hormonais são algumas das principais características da gestação. Após o parto, é importante acompanhar a transição do organismo para garantir que os hormônios voltem aos níveis adequados e não causem danos à saúde física ou mental. Os hormônios FSH e LH são alguns exemplos que devem ser monitorados, pois podem auxiliar na identificação de diversos distúrbios.

Outros exames também podem ser recomendados de acordo com as particularidades de cada caso, como:

Entre outros.

O mais importante é que tanto a mãe quanto o bebê sigam todas as orientações do médico e adotem um estilo de vida saudável, para assim cultivarem seu bem-estar.

E para qualquer dúvida sobre nossos exames e check-ups, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir