Publicado em 08/12/2023

Entenda o que é a Doença de Paget!

A doença de Paget, também conhecida como osteíte deformante, é uma condição óssea crônica que afeta o processo normal de remodelação óssea. Nesta condição, o processo de formação óssea é acelerado, levando a um aumento anormal do tamanho e fragilidade dos ossos. Apesar de poder afetar qualquer osso, é mais comum que acometa a coluna vertebral, quadril, crânio e pernas.

Quais são os sintomas da Doença de Paget?

A doença de Paget pode ser assintomática por um longo período de tempo. Entretanto, quando se manifestam, os principais sintomas são aumento do osso, dor óssea e deformidade óssea. A dor pode ser profunda e latejante, e apresenta uma tendência a aumentar durante a noite.

Outros sintomas podem surgir de acordo com as características individuais de cada caso. O crescimento ósseo pode comprimir nervos e causar mais dor, por exemplo. Em outros casos, as articulações também podem ser afetadas, ficando rígidas e doloridas.

A osteoartrite (artrose) é a principal complicação da doença de Paget, e é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas. A insuficiência cardíaca também pode surgir como resultado do aumento do fluxo sanguíneo no osso afetado, apesar de ser uma complicação incomum.

A causa exata da doença de Paget não é totalmente compreendida, mas fatores genéticos podem desempenhar um papel importante. Além disso, alguns pesquisadores acreditam que uma infecção viral, como o vírus do sarampo, pode estar associada ao desenvolvimento da doença em pessoas geneticamente predispostas. Além disso, o avançar da idade também é um fator relevante para o desenvolvimento da condição.

Para o diagnóstico, o médico responsável pelo caso pode recorrer a exames radiológicos, que auxiliam a visualizar deformações e outras alterações ósseas.

Um outro exame que se mostra como um grande aliado para o diagnóstico dessa condição é o CTX/C-TELOPEPTIDEO. Este exame verifica a presença da substância que é resultado da degradação de colágeno tipo 1 no organismo e, quando os resultados estão acima ou abaixo dos valores de referência, há um indicativo de que a absorção não está adequada.

Por isso, além de auxiliar a identificar a doença, também pode ser útil para acompanhar o progresso do diagnóstico. O exame também pode auxiliar no diagnóstico de osteoporose, osteomalácia, osteodistrofia renal, hiperparatireoidismo, hipertireoidismo e hipoparatireoidismo.

Uma vez que o diagnóstico da doença de Paget é confirmado pelo médico, inicia-se o tratamento. Normalmente, indica-se medicamentos para controlar a remodelação óssea e aliviar os sintomas, como dor e inflamação. Entretanto, em alguns casos, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária para corrigir deformidades ou tratar complicações como fraturas.

O acompanhamento médico regular é essencial para monitorar a progressão da doença e ajustar o tratamento conforme necessário.

Manter visitas regulares ao médico, bem como realizar exames periodicamente, também são uma boa forma de se cuidar, prevenir problemas ou identificar doenças em estágio inicial, aumentando as chances de sucesso do tratamento. É por isso que contamos com diversas opções de check-ups, como o Check-up dos Ossos, que tem como objetivo cuidar das estruturas que sustentam nosso corpo!

E para qualquer dúvida sobre nossos exames e check-ups, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir